Sabe qual a Qualidade da Água que consome em casa?


Já lhe aconteceu beber água e ter um cheiro estranho ou alguma cor ou um sabor estranho? A água pode vir da rede, de um poço ou outra fonte, mas ter sabores diferentes.


Seja qual for o tipo de água e local de onde provém, estes elementos dizem muito sobre a água que consome e que poderá alterar a sua saúde, mesmo sem se dar conta disso.


Perceba, assim, alguns tipos de sabor ligados à água que deve ter atenção:


Mofo

Ao sentir o sabor a mofo na água, poderá ser da proliferação de algas na fonte de água. As flores são mais frequentes na primavera e podem alterar o sabor da água que chega aos nossos copos. As águas são tratadas e as algas são eliminadas com químicos (inofensivos). No entanto poderão trazer um gosto diferente ao consumidor final, não estando habituado a isso.


Alvejante

Um nível alto de cloro, utilizado em muitas das estações de tratamento de água, poderá ser a razão para encontrar na sua água um sabor alvejante. Caso encontre esse tipo de sabor poderá dever-se ao facto do seu fornecedor de água necessitar de adicionar cloro extra para manter a água limpa durante uma longa viagem.


Amarga

Quando se encontra uma água amarga está, normalmente, ligada a cobre que, geralmente, está associada à corrosão dos canos de cobre. Poderá causar alguns problemas estomacais ou dores intestinais. É raro haver este tipo de concentração de cobre e as pessoas normalmente conseguem cheirar o cobre na água. Uma outra causa de ter água amarga é um elevado nível de sólidos dissolvidos, especialmente se forem sulfatos.


Metálica

Ferro e zinco podem causar um gosto metálica na água potável. Encontra-se ferro nas fontes de água, mas o zinco pode entrar na água da torneira quando a canalização é corroída. Em níveis altos, pode causar náuseas e vómitos. Não havendo qualquer tipo de impacto na saúde, porque as pessoas bebem concentrações muito baixas destas propriedades. Quando há níveis elevados deste ferro e zinco na água potável, poderão ser notados quando se lava a roupa, nos canos e utensílios.


Salgada

Se a água souber a sal a razão mais provável é que ela contenha uma alta concentração de iões cloreto. Conhecemos o cloreto de sódio (presente no sal da nossa mesa), mas há outros cloretos, que existem em diversos sítios e que poderão ser encontrados na água que bebemos.



Agora que já compreendeu a importância da água que consome, não está na altura de descobrir a qualidade da água da sua casa?



Agende já um teste gratuito à qualidade da água da sua casa: www.h2portugal.pt/tratamentos-aguas-residenciais


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo